Confira algumas sugestões que podem te ajudar a alcançar a fluência na língua inglesa.
Para que você possa ter uma carreira bem-sucedida, criar bons relacionamentos e viajar com mais tranquilidade, a saída é alcançar a fluência no inglês!
Vamos definir o que quer dizer ser fluente e o que você pode fazer a partir de agora para chegar o quanto antes à tão desejada fluência.
O que significa ser fluente em um idioma?
Ser fluente é uma definição subjetiva, de maneira geral. Diversas escolas de pensamento e estudiosos já se debruçaram sobre esse assunto, mas é difícil estabelecer um consenso sobre isso.
Atualmente, o ensino de idiomas recorre ao Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (Common European Framework of Reference for Languages – CEFR) para parametrizar e avaliar o nível de conhecimento dos alunos. Mas será que as coisas são tão engessadas assim?
O nível de fluência desejável para você vai depender das suas metas. Pode ser que você deseje ampliar seus horizontes profissionais, queira conhecer mais sobre o que o seu artista favorito canta, ou então quer ter mais autonomia para viajar para fora do país. Para cada objetivo, você vai precisar se aprofundar mais ou menos.
Como conquistar a fluência em inglês:
1) Divirta-se
Tudo o que fazemos com naturalidade acaba sendo mais fácil, mais rápido e mais produtivo. Por isso, sempre incentivamos a todos que utilizem recursos que estão facilmente disponíveis no dia a dia.
Sabe aquela música que você gosta? Já parou para dar uma olhada na letra ela? Pesquisar letras de músicas é muito bom para você memorizar palavras e suas pronúncias.
Assistir a séries e filmes também é uma ótima maneira de treinar seus ouvidos com vozes e sotaques diferentes, ao mesmo tempo em que é possível treinar a leitura por meio das legendas em idioma original.
2) Use as ferramentas que a internet oferece
A internet oferece um mundo de possibilidades para quem está aprendendo outro idioma, podendo ajudar no aprendizado das habilidades fundamentais para ser fluente em inglês.
Para desenvolver o reading você pode visitar sites com temas que gosta. Por exemplo, vamos dizer que você goste de Fórmula 1. Busque por “Best F1 websites” no Google e encontrará uma infinidade de possibilidades disponíveis.
Você também poderá encontrar fóruns onde os usuários conversam sobre assuntos do seu interesse. E aí seu writing também entrará em campo se você participar ativamente das discussões!
Além disso, você pode desenvolver o seu listening assistindo a vídeos no YouTube. Diversos canais disponibilizam legendas e você pode conferí-las sempre que precisar! E se você já está um pouco mais avançado nas suas habilidades auditivas, pode colocar-se à prova com podcasts.
3) Imite falantes nativos
Você pode aprender muito imitando a maneira como um falante nativo fala. Escolha um conteúdo com áudio em inglês (podcasts, audiolivros, séries ou filmes) e repita em voz alta expressões, palavras e até mesmo frases completas. Preste bastante atenção ao som das palavras e sílabas, bem como qual delas é mais enfatizada na pronúncia.
Essa repetição vai ajudá-lo a memorizar tanto as palavras, quanto os movimentos que sua boca precisa fazer para emitir os fonemas com naturalidade. Quando você estiver mais confiante, passe a gravar a sua própria voz e escute a si mesmo para aprimorar ainda mais o seu speaking.
4) Erre sem medo
O medo é inimigo do conhecimento e vergonha não combina com aprendizado por uma razão muito simples: estamos aprendendo exatamente porque não sabemos.
Entenda que é normal cometer erros durante esse processo. O importante é se desprender desses sentimentos e praticar o máximo que você puder, seja conversando com seus colegas ou com outras pessoas pela internet. Você só vai aprender a falar inglês, falando!
5) Procure um método comprovado
Sim! Um método validado ao longo de anos aplicado por um bom professor é, sem dúvida alguma, a melhor maneira de alcançar a fluência em um menor tempo. Isso acontece porque métodos de ensino eficazes são concebidos para que o aluno aprenda mais com menos esforço.
Quando estamos buscando conhecer uma língua por conta própria, levamos alguns tombos que nos frustram. A mentoria de um professor qualificado vai fazer com que você não perca tempo com essas armadilhas e avance mais rapidamente na direção do aprendizado.
Na Fisk, por exemplo, nossa metodologia tem por objetivo principal desenvolver todas as habilidades comunicativas dos alunos – fala, escuta, leitura e escrita – nas mais diversas situações sem deixar de lado as importantes estruturas da língua para que a comunicação aconteça sem qualquer interferência que possa atrapalhar a compreensão entre as pessoas.
Se você quer mesmo ser fluente, procure uma de nossas unidades e matricule-se já! A gente tem certeza de que você vai chegar onde deseja muito mais rápido!
Como falamos no início desse post: fluência, em princípio, é uma coisa subjetiva. Ter uma capacidade plena de comunicação com um nativo da língua é uma boa meta para se estabelecer. Essa meta vai permitir a você realizar reuniões de trabalho produtivas, viajar sem medo de não ser compreendido e, até mesmo, fazer novas amizades. Portanto, buscar a fluência na língua inglesa é muito mais que apenas aprender a língua: é criar um novo patamar de qualidade para a sua vida profissional e pessoal!